My Menu

Paragraph

terça-feira, 21 de novembro de 2017

As 5 Maiores Religiões do Mundo

Caros leitores do De Olho Café e Perolas, esse texto não se trata de apologia, respeitamos todas as religiões apenas um pequeno documentário sobre as maiores religiões, não fazendo distinção daquelas que não aparecem nesse tópico, ainda assim faço citações ao final do vídeo, de todas as religiões às quais foram possível dentro do que trata este vídeo.
É sabido que as 5 principais religiões do Mundo são: Cristianismo, Judaísmo, Islamísmo, Budismo e hinduísmo, porém nem todas essas são as maiores.
Mas oque é religião?

Religião é um conjunto de crenças e filosofias que são seguidas, formando diferentes pensamentos. Cada religião tem suas diferenças quanto a alguns aspectos, porém a grande maioria se assemelha em acreditar em uma força superior e na vida após a morte. Entre a grande quantidade de religiões existentes hoje no mundo, existem aquelas que se sobressaem e conseguem conquistar um grande número de fiéis.

O hinduísmo surgiu por volta do ano 3 mil a.C. na região do Vale do Indo, território que foi berço de muitas civilizações. Mais tarde, entre os anos 1,8 e 2 mil a.C., aproximadamente, nasce Abraão — o patriarca dos hebreus — em Ur, uma importante cidade-estado da Suméria, que hoje é a cidade de Tell el-Muqayyar, no Iraque. Perto do ano mil a.C., enquanto o hinduísmo segue se espalhando para o leste, os israelitas conquistam Canaã — que atualmente corresponde ao território onde fica o Estado de Israel, Faixa de Gaza e Cisjordânia, assim como porções do Líbano, Síria e Jordânia — e começam a disseminar sua religião pela região. O Judaísmo.

Então, entre 560 e 480 a.C. nasce Buda — o fundador do budismo — em Lumbini, cidade localizada na região oeste do Nepal e, entre os anos 30 e 33 d.C. Jesus é crucificado no Gólgota (que em hebraico é o nome da colina  que os ocidentais cristãos conhecem como Calvário), dando origem ao cristianismo.

Aproximadamente em 70 d.C. os romanos destroem Jerusalém e ocorre a Segunda Diáspora, levando os judeus a eventualmente se espalhar por territórios do sul da Europa, África e pela região da Anatólia (situada na atual Turquia). Em 570 d.C. Maomé nasce em Meca e, logo após a sua morte — em 632 d.C. —, o islamismo começa, em um primeiro momento, a se espalhar rapidamente pelo Oriente Médio, Ásia Central, norte da África e pela Península Ibérica.
Essas 5 religiões foram se disseminando pela África, Ásia, Oriente e Europa. Após a Era dos Descobrimentos, que ocorreu entre os séculos 15 e 17, contribuiu para que estas religiões sobretudo o cristianismo e o judaísmo — chegassem até as Américas e a Oceania.

Entre o final do século 19 e o início do século 20, mais precisamente, até a Primeira Guerra Mundial começa a divisão da África, quando vários países, entre eles o Reino Unido, França, Alemanha, Espanha, Portugal, Itália, Bélgica e Estados Unidos resolveram reivindicar territórios no continente, levando consigo o cristianismo. Então, em 1948, o Estado de Israel é oficialmente estabelecido.



Hoje as 5 maiores religiões do mundo são:

1° Cristianismo: É a maior religião do mundo, com cerca de 2,2 Bilhões de cristãos. É monoteísta e se baseia na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré.

2° Islamismo: Possui aproximadamente 1,6 Bilhões fiéis, é a segunda religião mais praticada no mundo. Além disso, é também um sistema que monitora a política, a economia e a vida social.

3° Hinduísmo: Com cerca de 900 milhões de fiéis, é a terceira maior religião e a mais velha do mundo. A religião se baseia em textos como os Vedas, os Puranas, o Mahabharata e o Ramayama.

4° Religiões Chinesas: Possuem aproximadamente 402 Milhões de seguidores que se baseiam em diversas crenças.

5° Budismo: Com aproximadamente 376 milhões fiéis, ocupa o quinto lugar. É uma religião e uma filosofia que se espelham na vida de Buda. Este não deixou nada escrito, porém seus discípulos escreveram acerca de suas realizações e ensinamentos para que seus posteriores fiéis pudessem conhecê-lo.

Em outras posições temos:

6° Sikhismo aprox. 20 milhões de adeptos. Embora pouco difundido, o Sikhismo é a sexta maior religião do mundo.  A doutrina monoteísta foi fundada no século 16 por Guru Nanak e se baseia em seus ensinamentos. O sikhismo nasceu na província de Punjab, na Índia.

7° Judaísmo aprox. 15 milhões de praticantes. Atualmente, a maior parte dos judeus do mundo vive em Israel e nos Estados Unidos

8° Espiritismo aprox. 13 milhões de adeptos É no Brasil que se encontra a maior comunidade espírita do mundo: 1,3% da população do país é espírita.

Até 70 milhões de pessoas de várias religiões praticam em rituais Candomblé e no Brasil há mais 130 mil adeptos.

A Umbanda religião afro-brasileira tem mais de 450 mil adeptos.

Ainda há 1,1 bilhão de pessoas que se dizem ateus, agnósticas ou não se identificam com nenhuma religião específica.

Se vocês gostou do vídeo deixe seu like e se inscreva no canal este é De olho sua revista eletrônica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu comentário ! Gosto de ser criticado para melhorar sempre mais. Grato!

Aviso

Quando você assistir vídeos, das barras de vídeo, role a barra de rolagem para cima, para achar o vídeo selecionado. Grato!